quarta-feira, 8 de julho de 2009

CR9 Vs. Fenómeno



Todos somos reais conhecedores das qualidades de Cristiano Ronaldo, quanto ao valor que realmente vale... Bem, aí provavelmente já seja um "Real" exagero.

Tudo isto tem uma relação directa e óbvia com o marketing, pois neste momento se havia alguém no mundo que não soubesse que marca é esta chamada Real Madrid, passou a saber. O CR9 teve um custo de aquisição que ronda os 94.000.000,00€, que se traduz em 19 Milhões de contos na nossa antiga moeda, será difícil bater este número pois, tal como se espera, a FIFA poderá criar determinadas leis que impeçam estes números para que não haja equipas com os melhores e o resto do mundo com os "restos".

Passando à frente, é certo e sabido que Cristiano Ronaldo vai ser pago e ainda vai dar lucro ao Real, mas a meu ver, o Director de Marketing do Real Madrid deveria impor-se quanto à escolha do número que o CR poderia vir a ser. Qual é a relação entre o número e o marketing? Especialmente neste aspecto, tudo se relaciona.

Outrora fora eleito melhor do mundo um jogador chamado Ronaldo nascido no Brasil que não é por acaso que foi apelidado de Ronaldo, o "Fenómeno". Grande jogador, com um poder físico incontornável.

Na verdade este jogador esteve também na primeira era dos "Galácticos" (sim, porque neste momento assistimos à segunda) levando os adeptos merengues à euforia. Nas costas envergava o número 9 e o seu nome RONALDO.

Não tenho dados suficientes para dizer quantas camisolas o "Fenómeno" vendeu enquanto merengue, mas certamente que foram milhares.

É aqui que eu vejo o grande erro de marketing que o Real Madrid cometeu ao apresentar Cristiano Ronaldo como número 9. A parte de trás da camisola é totalmente igual. Visto que já há milhares de camisolas espalhadas por todo o mundo com o RONALDO 9, e com a crise em que vive o planeta, certamente que em vez de gastar 85€ numa camisola praticamente igual, irão às gavetas procurar a camisola 9 do "Fenómeno"

Recordo ainda que para Cristiano ser pago só em camisolas, teria de vender 1.105.882 unidades.

Penso que não as vende, mas já não arrisco quanto a recordes batidos pelo CR.

Apesar de tudo, o Real Madrid fez uma boa aquisição.

Sem comentários:

Enviar um comentário